O Diabetes Tipo 2 Pode Ser Prevenido?

O diabetes tipo 2 pode ser prevenido?

Sim! Estudos mostram que pessoas em risco podem prevenir o diabetes tipo 2 com algumas medidas:

● Perder peso (se eles estão com sobrepeso);

● ser ativo;

● Melhorando a maneira como eles comem;

● Tomar certos medicamentos.

Há algumas evidências de que parar de fumar também reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2, mas os cientistas precisam fazer mais estudos para ter certeza. Mesmo assim, há muitos bons motivos para desistir. Parar de fumar reduz o risco de AVC, doenças cardíacas e muitos outros problemas.

O que aumenta meu risco de diabetes tipo 2?

Existem alguns fatores que podem aumentar o risco de diabetes, incluindo:

● Estar acima do peso ou ser obeso, especialmente se você tiver peso extra na barriga;

● Não fazendo atividade física suficiente;

● fumar;

● Ter uma história familiar de diabetes;

● Ter diabetes durante a gravidez, chamado “diabetes gestacional”;

Além disso, pessoas asiáticas, latinas ou negras têm mais probabilidade de ter diabetes do que pessoas brancas.

Existem testes que podem encontrar pessoas em risco?

Sim. Existem 3 testes diferentes que podem ajudar os médicos a dizer se uma pessoa pode desenvolver diabetes tipo 2. Todos os 3 testes medem o açúcar no sangue de maneiras diferentes.

Mesmo que esses testes possam ajudar a prever diabetes, eles não são apropriados para todos. Decidiremos se um destes testes é adequado para você. Muitas vezes, as pessoas que são testadas têm excesso de peso e têm outro fator de risco para diabetes.

Se um exame de sangue mostra que o nível de açúcar no sangue de uma pessoa é maior que o normal, mas não alto o suficiente para ser chamado de diabetes, os médicos o chamam de “pré-diabetes”. Pessoas com pré-diabetes correm alto risco de desenvolver diabetes.

● Teste de glicose em jejum – Este teste mede seu nível de açúcar no sangue quando você não comeu nem bebeu (exceto água) por 8 horas. Pessoas com pré-diabetes têm glicemia de jejum entre 100 e 125.

● Teste de tolerância à glicose – Para este teste você não come ou bebe nada por 8 a 12 horas. Mas então, como parte do teste, você tem uma bebida açucarada. Duas horas depois, é colhida uma amostra de sangue para ver o nível de açúcar no sangue. Pessoas com pré-diabetes têm resultados de tolerância à glicose entre 140 e 199.

● Teste de hemoglobina A1C (também chamado de HbA1C ou A1C) – Para este teste, não importa se você come de antemão. É um exame de sangue que mostra o nível médio de açúcar no sangue nos últimos 2 a 3 meses. Pessoas com pré-diabetes têm níveis de A1C entre 5,7 e 6,4.

O que devo fazer se eu tiver pré-diabetes?

Se você tem pré-diabetes, faça mudanças no estilo de vida para reduzir a chance de ter diabetes. Veja o que você deve fazer:

● Perder peso – Perder 5 a 10 por cento do seu peso corporal pode diminuir muito o seu risco. Se você pesa 90 Kg, isso significa que você deve perder de 4,5 a 9 Kg. Se você pesa 68, isso significa que você deve perder de 3 a 6,5 kg.

● Coma direito – Escolha uma dieta rica em frutas, vegetais e produtos lácteos com baixo teor de gordura, mas pobre em carnes, doces e grãos refinados. Fique longe de bebidas doces, como refrigerante e suco.

● Seja ativo por 30 minutos por dia – Você não precisa ir à academia ou suar a camisa para obter um benefício. Andar a pé, jardinagem e dança são atividades que podem ajudar.

● Pare de fumar – Se você fuma, pergunte ao seu médico sobre como parar. É muito mais provável que as pessoas tenham sucesso se tiverem ajuda e conseguirem medicamentos para ajudá-las a desistir.

Tome os seus medicamentos – Se receitarmos medicamentos, tome-os todos os dias, conforme indicado. Isso vale para medicamentos para prevenir o diabetes e para reduzir a pressão arterial ou o colesterol. As pessoas com pré-diabetes têm um risco maior do que a média de ataques cardíacos, derrames e outros problemas, por isso esses medicamentos são importantes.

Tratamento do Diabetes

Os objetivos do tratamento para o diabetes tipo 2 são:

● Manter o nível de açúcar no sangue de uma pessoa em um nível normal ou próximo a ele;

● Prevenir futuros problemas de saúde que podem acontecer em pessoas com diabetes;

Como o diabetes tipo 2 é tratado?

Diabetes tipo 2 pode ser tratado com:

● mudanças de dieta;

● Mudanças no estilo de vida;

● Medicamentos;

Trabalharemos com você para elaborar um plano de tratamento adequado para você.

Quais mudanças de dieta e estilo de vida podem fazer parte do meu tratamento?

Como parte do seu tratamento, o seu médico pode recomendar que você:

● perder peso;

● Coma alimentos saudáveis;

● Faça exercícios regularmente;

● não fumar.

Fazer essas mudanças no estilo de vida é tão importante quanto tomar seus remédios.

Quais medicamentos são usados para tratar diabetes tipo 2?

Medicamentos diferentes podem ser usados para tratar diabetes tipo 2. O primeiro medicamento que a maioria das pessoas com diabetes tipo 2 toma é um chamado metformina.

Como sei se meu tratamento está funcionando?

Uma maneira de saber se o seu tratamento está funcionando é verificar o nível de açúcar no sangue. As pessoas podem usar um dispositivo chamado “monitor de glicose no sangue” para verificar o nível de açúcar no sangue em casa. Recomendamos que você use um monitor de glicose no sangue, poderemos ensinar como e quando você deve usá-lo.

Faremos um exame de sangue chamado Hemoglobina Glicada. Este teste verifica o nível de açúcar no sangue nos últimos 2 a 3 meses.

E se o nível de açúcar no sangue ainda for maior que o normal?

Se o seu nível de açúcar no sangue ainda estiver acima do normal depois de ter tomado metformina durante 2 a 3 meses, poderemos adicionar um segundo medicamento ao seu tratamento.

Qual segundo remédio vou tomar?

Existem diferentes medicamentos que podemos receitar. A escolha dependerá, em parte, do seu peso, seus outros problemas de saúde e se você quiser usar uma injeção.

Alguns destes medicamentos podem causar baixo nível de açúcar no sangue como efeito colateral. Os sintomas de baixa de açúcar no sangue podem incluir:

● Suando e tremendo;

● Sentindo fome;

● Sentindo-se preocupado.

Baixo nível de açúcar no sangue deve ser tratado rapidamente porque pode causar a desmaiar. Informaremos antecipadamente como tratar o nível baixo de açúcar no sangue.

O que é insulina?

A insulina é um medicamento que reduz o nível de açúcar no sangue. As pessoas que usam insulina podem usá-lo como um segundo medicamento ou como seu único remédio. Geralmente vem na forma de uma injeção que as pessoas dão a si mesmas.

No acompanhamento orientaremos:

● Que tipo de insulina usar? – Existem diferentes tipos de insulina. Alguns tipos trabalham mais rápido ou duram mais que outros.

● Quanta insulina usar?

● Quando usá-la?

● Quando verificar o seu nível de açúcar no sangue?

Uma dose de insulina geralmente precisa mudar quando uma pessoa fica doente, faz uma cirurgia, viaja ou come fora. Orientaremos a como alterar a sua dose durante estes períodos.

Que outros tratamentos eu preciso?

Às vezes, pessoas com diabetes tipo 2 precisam de medicamentos para tratar problemas de saúde que frequentemente afetam pessoas com diabetes. Por exemplo, as pessoas que têm pressão alta podem tomar medicamentos para baixar a pressão arterial. Isso pode reduzir suas chances de ter um ataque cardíaco (infarto) ou derrame (AVC).

Quando devo ver meu médico?

A maioria das pessoas com diabetes deve ter consulta médica a cada 3 ou 4 meses. Quando falaremos com você sobre seus medicamentos e níveis de açúcar no sangue. Se os seus níveis de açúcar no sangue não estiverem sob controle, poderemos fazer alterações no seu plano de tratamento.

Cuidar do diabetes pode ser difícil, e algumas pessoas se sentem tristes ou preocupadas com o diabetes. Durante o acompanhamento daremos todas a informações e esclarecimentos, quantas vezes forem necessárias, para que fique tranquilo e confiante.