O Que é Osteoporose?

O que é Osteoporose?

A osteoporose é uma doença que enfraquece seus ossos. Pessoas com a doença podem quebrar seus ossos com muita facilidade. Por exemplo, pessoas com osteoporose às vezes quebram um osso depois de cair em casa.

Quebrar um osso pode ser grave, especialmente se o osso for o quadril. As pessoas que quebram o quadril às vezes perdem a capacidade de andar sozinhas. Muitos deles acabam em um lar de idosos. É por isso que é tão importante evitar fraturas. Além disso fraturas discretas podem provocar dores intensas e persistentes.

Como sei se tenho osteoporose?

A osteoporose não causa sintomas até que você quebre um osso. Mas podemos investigar e prevenir esse risco. O melhor teste é um teste de densitometria óssea, um tipo especial de raios-X.

Recomendamos testes de densidade óssea para mulheres com mais de 65 anos. Isso porque as mulheres nessa faixa etária têm o maior risco de osteoporose. Ainda assim, outras pessoas às vezes devem ser testadas também, inclusive alguns homens. Pergunte ao seu médico se você deve ser testado.

Algumas pessoas descobrem que têm osteoporose quando quebram um osso durante uma queda ou um impacto leve. Isso é chamado de “fratura por fragilidade”, porque as pessoas com ossos saudáveis não devem quebrar um osso tão facilmente. As pessoas que têm fraturas por fragilidade correm alto risco de ter outros ossos quebrados.

O que posso fazer para manter meus ossos o mais saudáveis possível?

● Coma alimentos com muito cálcio, como leite, iogurte e vegetais de folhas verdes;

● Coma alimentos com muita vitamina D, como leite com vitamina D adicionada e peixes do oceano;

Tome pílulas de cálcio e vitamina D (se você não receber o suficiente da comida que você come);

● Seja ativo por pelo menos 30 minutos, na maioria dos dias da semana. Pegue Sol por pelo menos 15 minutos;

● Evite fumar;

● Limite a quantidade de álcool que você bebe para 1 a 2 drinques por dia no máximo;

Faça o seu melhor para não cair, também – Parece simples, mas você pode evitar muitas fraturas, reduzindo as chances de uma queda.

● Certifique-se de que todos os seus tapetes tenham um apoio sem deslizamento para mantê-los no lugar;

● Afaste os cabos elétricos, para que eles não estejam no seu caminho;

● Ilumine bem todas as passarelas e corredores;

● Cuidado com pisos escorregadios;

● Use sapatos resistentes e confortáveis ​​com solas de borracha;

● Verifique sua visão;

● Na consulta, podemos verificar se algum dos seus medicamentos pode causar tonturas ou aumentar o risco de queda;

A osteoporose pode ser tratada?

Sim, existem alguns medicamentos para tratar a osteoporose. Estes medicamentos podem reduzir as chances de você sofrer uma fratura.

Sugerimos medicamentos chamados bisfosfonatos. Se esses medicamentos não fizerem o suficiente ou se causarem efeitos colaterais que você não pode suportar, existem outros medicamentos para tentar.

Como vou saber que o tratamento está funcionando? – Recomendamos testes de densidade óssea para verificar se os medicamentos para osteoporose estão funcionando. Estes são os mesmos testes que eles usam para encontrar a osteoporose em primeiro lugar. Às vezes, um teste de sangue ou urina também é necessário.

Resumindo, mais uma vez: o melhor para a saúde é alimentação adequada, atividade física e acompanhamento médico.