O Que São Nódulos Tireoidianos?

O que são nódulos tireoidianos?

Nódulos da tireóide são crescimentos redondos ou ovais na glândula tireóide. A glândula tireóide está no meio do pescoço.

Nódulos tireoidianos são comuns e geralmente não são prejudiciais à saúde de uma pessoa. Mas, às vezes, os nódulos da tireoide são causados ​​por uma doença grave, como o câncer.

A glândula tireóide faz um hormônio chamado “hormônio da tireóide”. A maioria dos nódulos tireoidianos não altera a quantidade de hormônio tireoidiano no organismo. Mas alguns fazem com que a glândula tireóide produza muito hormônio tireoidiano. Isso pode causar sintomas.

Quais são os sintomas de um nódulo da tireoide?

Algumas pessoas não apresentam sintomas. Eles podem descobrir que eles têm um nódulo tireoidiano quando o sentimos durante um exame de rotina. Podemos encontrar nódulos em um teste de imagem que foi feito para outra condição.

Outras pessoas têm sintomas. Por exemplo, eles podem sentir ou ver uma elevação no pescoço. Ou eles têm sintomas de ter muito hormônio da tireóide, como:

● Sentir-se agitado, estressado ou com problemas para dormir;

● Sentir-se fraco ou cansado;

● Perder peso sem intenção;

● Ter os batimentos cardíacos acelerados;

● Tendo evacuações frequentes.

Vou precisar de testes?

Sim. Queremos ter certeza de que o nódulo tireoidiano não é uma ameaça à sua saúde. Os testes geralmente incluem exames de sangue e um teste de imagem da tireóide chamado de ultra-som. Às vezes, as pessoas precisam de mais testes.

Esses incluem:

● Aspiração com agulha fina – Para este teste, usamos uma agulha fina para remover uma pequena amostra de células do nódulo da tireoide. Em seguida, olhamos para as células sob um microscópio. Em alguns casos, as células são enviadas para outros testes. Esses testes podem ajudar os médicos a decidir quais nódulos devem ser removidos por cirurgia e quais nódulos podem ser observados.

● Exame da tireoide – As pessoas fazem esse teste somente se tiverem muito hormônio tireoidiano no corpo. Para este teste, uma pessoa recebe uma medicação com uma pequena quantidade de uma substância radioativa. Então, uma câmera especial analisa a glândula tireóide. Este teste não é seguro para mulheres grávidas ou amamentando.

Como os nódulos da tireoide são tratados?

Os nódulos tireoidianos são tratados de maneiras diferentes, dependendo da causa e da quantidade de hormônio tireoidiano no corpo.
Diferentes tratamentos incluem:

● Observação – Nem sempre tratamos os nódulos da tireóide imediatamente. Podemos assistir a um nódulo da tireoide se for pequeno e não parecer grave. Mas seguiremos de perto para ver se cresce ou precisa ser tratado. Isso significa que você pode ter outro ultrassom da tireoide e, às vezes, outra aspiração por agulha fina.

● Cirurgia para remover um ou ambos os lados da tireóide

● Medicamentos – Alguns médicos tentam encolher os nódulos da tireoide usando medicamentos do hormônio da tireoide. Neste caso, verificaremos regularmente os níveis do hormônio da tireóide.

● iodo radioativo – iodo radioativo vem em uma medicação que você toma. Tem uma pequena quantidade de radiação e pode destruir grande parte da glândula tireóide. É usado apenas para tratar nódulos que produzem muito hormônio tireoidiano. Não é seguro para mulheres grávidas ou amamentando.

E se eu quiser engravidar?

Se quiser engravidar, teremos que acompanhar. Mulheres grávidas não devem ser tratadas com iodo radioativo. Isso porque o iodo radioativo pode causar sérios danos a um bebê. Se uma mulher é tratada com iodo radioativo, ela precisa esperar pelo menos 6 meses antes de tentar engravidar. Dessa forma, podemos ter certeza de que seu nódulo não está mais fazendo hormônio da tireóide em excesso.