Quais São Os Benefícios De Parar De Fumar?

Quais são os benefícios de parar de fumar?

Parar de fumar pode diminuir suas chances de ter ou morrer de doença cardíaca, doença pulmonar, insuficiência renal, infecção ou câncer. Também pode diminuir suas chances de contrair osteoporose. Além disso, parar de fumar pode ajudar a sua pele a parecer mais jovem e reduzir as chances de você ter problemas de disfunção sexual.

Parar de fumar vai melhorar a sua saúde, não importa quantos anos você tem, e não importa quanto tempo parou ou quanto você fumou.

O que devo fazer se eu quiser parar de fumar?

•  Defina uma data de saída.
  •  Diga a família, amigos e as pessoas ao seu redor que você planeja parar de fumar.
  •  Se preparar com antecedência para os tempos difíceis que você enfrentará ao parar de fumar.
  •  Retire os cigarros e outros produtos de tabaco da sua casa, carro e trabalho.
  • Converse com seu médico sobre como obter ajuda para sair.

Como podemos ajudar?

Podemos aconselhá-lo sobre a melhor forma de parar. Além disso, podemos lhe dar medicamentos para:

● Reduzir seu desejo por cigarros;

● Reduzir os sintomas desagradáveis que acontecem quando você parar de fumar (“sintomas de abstinência”).

Quais são os sintomas de abstinência?

Os sintomas incluem:

● problemas para dormir;

● Ficar irritável, ansioso ou inquieto;

● ficar frustrado ou com raiva;

● Ter dificuldade para pensar com clareza.

Algumas pessoas que param de fumar ficam temporariamente deprimidas. Algumas pessoas precisam de tratamento para depressão, como aconselhamento ou medicamentos antidepressivos. Pessoas deprimidas podem apresentar:

● Não gostam mais nem se importam em fazer as coisas que costumavam gostar de fazer;

● Sentir-se triste, desesperado, nervoso ou irritado durante a maior parte do dia, quase todos os dias;

● Perder ou ganhar peso;

● dormir muito ou pouco;

● Sentir-se cansado ou sem energia;

● Sentir-se culpado e sem valor;

● Esquecer as coisas ou sentir-se confuso;

● Falar e pensar mais devagar do que o habitual;

● Ficar inquieto ou ter problemas para ficar parado;

● Pensar em morte ou suicídio.

Se você acha que pode estar deprimido, fale isso na consulta!

Como os medicamentos ajudam você a parar de fumar?

Medicamentos diferentes funcionam de maneiras diferentes:

● A terapia de reposição de nicotina reduz os sintomas de abstinência e reduz o desejo de nicotina, a principal droga encontrada nos cigarros. Existem diferentes formas de reposição de nicotina, incluindo adesivos para a pele, pastilhas, gomas, sprays nasais e inaladores.

● A Bupropiona é um medicamento que reduz seu desejo de fumar.

● Varenicline (Champix) é um medicamento que reduz os sintomas de abstinência e os desejos de cigarro. A Vareniclina deve ser tonada com cautela se o paciente tem um histórico de depressão, ansiedade ou doença cardíaca, converse com seu médico antes de tomar este medicamento. A Vareniclina também pode aumentar os efeitos do álcool em algumas pessoas. É uma boa ideia limitar a bebida enquanto você está tomando.

Como o acompanhamento funciona?

Acompanhamento deve acontecer durante as visitas formais ao consultório e complementado por telefone para orientações, incentivos, concelhos e esclarecimentos.

Conselhos:

● Descubra o que desencadeia sua vontade defumar e o que fazer;

● Supere os desejos;

● Descubra o que deu errado quando você tentou parar antes;

O que funciona melhor?

Estudos mostram que as pessoas têm a melhor resultado se tomam medicamentos para ajudá-las a parar e realizar um monitoramento médico. Também pode ser útil combinar a reposição de nicotina com um dos medicamentos prescritos que ajudam as pessoas a parar de fumar. Em alguns casos, pode até fazer sentido tomar Bupropiona e Vareniclina juntos.

E quanto aos cigarros eletrônicos?

Às vezes, as pessoas se perguntam se usar cigarros eletrônicos, pode ajudá-los a parar de fumar.

Não recomendamos e-cigarros no lugar de medicamentos e aconselhamento. Isso porque e-cigarros ainda contêm nicotina, bem como outras substâncias que podem ser prejudiciais. Não está claro como eles podem afetar a saúde de uma pessoa a longo prazo.

Ganharei peso se parar de fumar?

Sim, você pode ganhar alguns quilos. Mas parar de fumar terá um efeito muito mais positivo na sua saúde do que pesar alguns quilos a mais. Além disso, você pode ajudar a evitar algum ganho de peso sendo mais ativo e comendo menos. Tomar o medicamento Bupropiona pode ajudar a controlar o ganho de peso.

O que mais posso fazer para reduzir minhas chances de desistir?

● Comece a se exercitar;

● Fique longe de fumantes e lugares que você associa com o tabagismo. Se as pessoas próximas a você fumarem, peça para elas te ajudarem, não fumando perto de você;

● Mantenha a goma ou algo para colocar na boca à mão. Se você tiver um desejo por um cigarro, experimente um desses;

● Não desista, mesmo que você comece a fumar novamente. A maioria das pessoas leva algumas tentativas antes que elas sejam bem-sucedidas.

E uma se uma mulher estiver grávida e fumar?

Se uma mulher está grávida, é muito importante para a saúde do bebê que pare. Pergunte ao seu médico quais as opções que você tem e o que é mais seguro para o seu bebê.